"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

VB-MAPP

O VB-MAPP contém cinco componentes, sendo o primeiro deles a Avaliação dos Marcos do Desenvolvimento. Este componente fornece um número representativo de habilidades verbais, motoras e sociais de crianças típicas. A avaliação contém 170 marcos mensuráveis de aprendizagem e linguagem, que são divididos em três níveis, sendo as habilidades do primeiro nível correspondentes a crianças típicas de 0 a 18 meses, as do segundo de 18 a 30 meses e as do terceiro a crianças de 30 a 48 meses.

O primeiro nível, constituído por nove domínios, inclui a avaliação dos repertórios iniciais dos operantes verbais mando e tato, de ouvinte, habilidades sociais, pareamento ao modelo, brincar independente, imitação e comportamento vocal espontâneo. O nível 2 de avaliação, composto por doze domínios, inclui habilidades mais avançadas dos mesmos domínios no nível 1 (mando, tato etc.), com exceção de comportamento vocal espontâneo, e a introdução dos domínios: resposta de ouvinte por classe, função e característica (FCC), operante verbal intraverbal, rotinas de sala de aula, habilidades de grupo e estrutura linguística. Nos níveis 1 e 2 está presente também o sub teste do operante verbal ecóico, criado por Barbara Eisch com o objetivo de avaliar a habilidade da criança de repetir com correspondência ponto a ponto a um modelo vocal. O nível 3, formado por 13 domínios, continua a avaliação de habilidades mais refinadas dos domínios presentes no nível 2 (com exceção de imitação), introduz três novos domínios (leitura, escrita e matemática). 

Quer saber mais e como aplicar o VB-MAPP? 



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