"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

III Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI

No dia 29 de novembro de 2010, será realizada a terceira edição do Seminário Internacional de Pesquisa do LAHMIEI (Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado), coordenado pelo Prof. Dr. Celso Goyos, do Departamento de Psicologia da UFSCar.

O tema desta edição é “Estratégias de intervenção para indivíduos com autismo”. O objetivo é abordar estratégias de intervenção para indivíduos com autismo a partir de procedimentos derivados da Psicologia Comportamental e o evento contará com a participação de um renomado convidado internacional, o Prof. Dr. Thomas Higbee, trazido a convite do Prof. Dr. Celso Goyos.

A abertura do evento acontece no dia 29 de novembro de 2010, às 14h00 no Auditório 2 da Biblioteca Comunitária da UFSCar. Na sequência, acontecerá a apresentação do convidado internacional, no mesmo local. Os participantes receberão certificados pela participação. Não há necessidade de inscrição prévia e o evento é gratuito e aberto a quem tiver interesse. A palestra será ministrada em Português e tem duração prevista de aproximadamente 2 horas.

Prof. Dr. Thomas Higbee é professor associado no Departamento de Educação Especial e Reabilitação na Universidade Federal de Utah (USU), desde 2002. Também é diretor do Autism Support Services: Education, Research and Training (ASSERT), programa fundado por ele em 2003. É membro do Certified Behavior Analyst e trabalha com tópicos avaliação comportamental e estratégias de intervenção para indivíduos com autismo e outras deficiências do desenvolvimento. Faz parte do corpo editorial do Journal of Applied Behavior Analysis e doBehavior Analysis in Practice . Ao longo dos últimos dez anos, também trabalhou com crianças com deficiências do desenvolvimento em programas desenvolvidos tendo como base a casa, o centro de serviço especializado ou a escola. Por meio de workshop e consultoria, realiza treinamento de professores em escolas distritais em Utah, Califórnia, Idaho e Wyoming.


Departamento de Psicologia - Universidade Federal de São Carlos | Rodovia Washington Luis, Km 235 – Caixa Postal 676, CEP: 13565-905 – São Carlos – SP – Brasil | Tel: (55 16) 3351-8498

Seguridade aprova exclusão do BPC de cálculo de renda familiar

Com mudança, deve aumentar número de pessoas com deficiência aptas a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) – um salário mínimo mensal pago pelo INSS.
Arquivo - Elton Bomfim
Jô Moraes: medida vai impactar a Previdência.
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira o PL 6818/10, do Senado, que exclui do cálculo da renda familiar o Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas). O objetivo é evitar que o aumento da renda inviabilize o pagamento de auxílio social a outros integrantes da família.
Previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/1993), o BPC consiste no repasse de um salário mínimo mensal a idosos com mais de 65 anos e a pessoas com deficiência incapacitadas. Para recebê-lo, é necessário ter renda familiar per capita mensal de até 1/4 do salário mínimo.
O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) já exclui do cálculo da renda familiar do idoso qualquer benefício recebido por outro membro de sua família. O projeto, portanto, beneficia os portadores de deficiência, que passarão a ter o mesmo critério de cálculo.
A comissão seguiu o parecer favorável da relatora, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG). Ela ressaltou, no entanto, que a medida poderá impactar a Previdência, com o aumento do número de pessoas com deficiência aptas a receber o benefício. Jô Moraes alertou para a necessidade de assegurar recursos na Lei de Diretrizes Orçamentárias  do próximo ano.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome citados pela relatora, em setembro de 2009 o BPC possuía três milhões de beneficiários.
Tramitação
O projeto tramita em regime de prioridade  e será analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Marúcia Lima
Edição – Daniella Cronemberger

VÍDEO DA PALESTRA DE TEMPLE GRANDIN

http://www.ted.com/talks/lang/por_br/temple_grandin_the_world_needs_all_kinds_of_minds.html