"O meu amor, dedicação, carinho, sonhos de um futuro transcendente, vai para minhas queridas crianças autistas, que, de forma silenciosa e, até muitas vezes geniais, nos revelam um lado inexplorado do ser humano."
"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Acompanhamento Terapêutico e Autismo na escola
Por Amanda Bueno
Aumentar o foco e diminuir os estímulos não funcionais são
os maiores desafios que um acompanhante terapêutico enfrenta ao trabalhar com
uma criança autista.
Conhecer a criança é essencial para qualquer tipo de
intervenção terapêutica. Entender o motivo pelo qual a criança está na escola é
fator básico para o planejamento da ação.
Acompanhar não é “ir junto pra escola”!
Este texto tem a intenção de fornecer dicas de como
acompanhar terapeuticamente na escola, uma criança dentro do espectro do
autismo.
-Conheça o material pedagógico da criança
Leia os livros e conheça o que ele aprenderá. É necessário
conhecer a matéria para traçar estratégias de facilitação da aprendizagem.
- Estabeleça uma rotina
Além de a criança seguir a rotina da escola, se faz
necessário criar uma rotina própria. Descrita através de figuras, cartões ou
texto. Esta rotina deve ser feita em frente à criança.
Todos os dias!
- Tenha uma relação próxima com os professores da criança
Ter conhecimento sobre o que é o Autismo é imprescindível,
mas esta não é a única característica que deve ser trabalhada. O professor
precisa conhecer as características da criança. Isso fará com que o professor
sempre pense na criança ao preparar seu plano de aula. Então reflita: O
professor realmente conhece a criança com que você trabalha?
- Agressão:
Devemos tentar sempre antecipar as atitudes da criança.
Puxões de cabelo deve ser impedidos. Uma vez que aconteçam alteram a rotina e
demora algum tempo para que esta seja estabelecida novamente. É sempre
necessário descobrir o motivo pelo qual a agressão se estabelece e tentar abrir
outros canais de comunicação.
-Rotina escolar
Muitas vezes é difícil acompanhar toda a rotina escolar. Daí
a importância de todas as dicas.
Se o professor entender e conhecer como e com qual
velocidade a criança processa informação, a aula sempre terá direcionamento.
A rotina sendo estabelecida trará mais segurança.
Tudo isso diminuirá as agressões e aumentará o rendimento e
a integração!
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