"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)

domingo, 15 de outubro de 2017

Quem pode administrar, avaliar uma criança utilizando o VB-MAPP?

Esses são os 5 requisitos para que uma pessoa possa conduzir o VB-MAPP de acordo com o autor Mark Sundberg :
1. Ter entendimento básico da analise do Comportamento Verbal (operantes verbais) de Skinner.
2. Conhecimento basico em Analise do Comportamento (Ex: Promtps - tipos de niveis de ajuda, 3 principios do ABA…)
3. Estar familiarizado com Estrutura Linguística Básica
4. Estar familiarizado com o desenvolvimento linguístico de crianças tipicamente em desenvolvimento
5. Ter uma boa compreensão do autismo e outros tipos de distúrbios relacionados (deficiências no desenvolvimento)
***Ler e estudar o manual
***Praticar, Praticar e Praticar
***Múltiplas pessoas podem estar envolvidas no processo de avaliação das habilidades individuais da criança (por exemplo: a fonodióloga da criança poderá administrar a parte ecoica da avaliação)
O VB-MAPP é projetado para identificar a linguagem existente na criança e habilidades relacionadas. Pode ser utilizado para a avaliação de crianças com autismo como também para avaliação de indivíduos com outras dificuldades intelectuais.
Em lugar NENHUM no manual, o autor diz que somente Analista do Comportamento pode utilizar esse instrumento. Aqui nos EUA tem fonoaudiólogas que utilizam o VB-MAPP para identificar objetivos para suas sessões de fono.
Esses requisitos foram todos retirados do manual do VB-MAPP pagina 18 e 19. 
Todos esses tópicos estarão no curso VB-MAPP que irá acontecer nos dias 16 e 17 de dezembro em Minas Gerais. 
Não percam!  
(Claudia Leandres)



          










Nenhum comentário:

Postar um comentário