"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Casa dos Autistas

http://noticias.r7.com/videos/emissora-de-tv-causa-polemica-ao-exibir-programa-que-satirizava-autistas-/idmedia/522ac28323c202c3f35be64e0b63122c.html

DIA DO ORGULHO AUTISTA - RETRATAÇÃO MTV

Após programa humorístico sobre o autismo, MTV se retrata exibindo esses videos que ajudam na divulgação da pessoa com autismo, aproveitando que comemoramos no dia 18 de junho o Dia do Orgulho Autista. Belíssima iniciativa!

ORGULHO AUTISTA

Desde o dia 18 de junho de 2005, em várias partes do mundo é comemorado Dia do Orgulho Autista. A iniciativa para a comemoração partiu de organizações de pais e familiares de autistas americanas e européias. Naquele ano, em Seattle, nos Estados Unidos, o dia foi comemorado com uma parada. Em países da Europa pessoas ligadas aos autistas se reuniram em praças e parques. Na Austrália e Nova Zelândia, na Oceania, ativistas lembraram a importância das políticas pública voltadas a essas pessoas. No Brasil passeatas e encontros celebraram a data. Mais especificamente em Brasília, ainda em 2005, um grupo de pais, familiares e amigos de pessoas autistas aderiu ao movimento. O grupo mobilizou pessoas da sociedade civil e de órgãos públicos para levar informações sobre a síndrome a toda população e criou informalmente o Movimento Orgulho Autista Brasil que passou a existir de direito na mesma data do ano seguinte.

É fundamental que os pais tenham o sentimento de orgulho em relação aos seus filhos. Para os pais que possuem filhos autistas, isto só é possível com o acesso a terapias precocemente administradas, educação especializada e toda uma dinâmica que envolva a família do sujeito autista com informações e atitudes em relação a essas pessoas."Temos orgulho de nossos filhos e do seu esforço pela superação diária das suas limitações. Não esperamos uma cura, mas faremos o que for preciso para que o seu desenvolvimento não seja prejudicado pela falta de atenção ou conhecimento do governo, médicos, professores e da sociedade. Precisamos de políticas públicas, de diagnóstico, de tratamento e de aceitação; condições fundamentais para um melhor desenvolvimento do indivíduo autista e para uma melhor qualidade de vida para sua família"

(Vejam os vídeos)

Saiba mais sobre a história do autismo no mundo - MTV Brasil

MTV Autismo - Documentário

MTV Autismo - Diferentes

MTV Autismo - Dr. Schwartzman

MTV Autismo - Fernanda

MTV Autismo - Gritos

MTV Autismo - Ksenhuk