"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)

domingo, 15 de setembro de 2013

LIVOX


LIVOX - pai cria aplicativo para filha com PC

Pai cria aplicativo para se comunicar com filha com paralisia cerebral
Com o Livox, deficientes podem dizer como estão se sentindo, se estão com fome ou precisam de algo
Por Adriano Lira - 11/09/2013http://ads.globo.com/RealMedia/ads/Creatives/default/empty.gif

|Pessoas com qualquer tipo de deficiência – física ou mental – podem se comunicar com o Livox (Foto: Divulgação)
Pereira já está conversando com governo para levar o Livox para deficientes carentes

Há seis anos, o analista de sistemas Carlos Pereira recebia com a alegria a notícia do nascimento de sua filha Clara. Só que, infelizmente, a menina foi vítima de um erro médico que a deixou com paralisia cerebral, problema que a afetaria pelo resto da vida. Por conta da doença, Clara não podia se comunicar: era difícil saber se a menina estava com fome, com sede ou se precisava de algo. Pensando em melhorar a vida de sua filha, Pereira criou o Livox, aplicativo que deu a Clarinha a chance de se comunicar. E transformou o mundo dela.

A princípio, Pereira desenvolveu uma plataforma bem simples, em que sua filha respondia "sim" ou "não" as perguntas que eram feitas. Pela vontade de falar com sua Clara, ele chegou a procurar desenvolvedores de aplicativos de comunicação para deficientes em outros países. Mas ninguém quis investir no Brasil. "Com a recusa, resolvi desenvolver seu próprio aplicativo, com a ajuda de fonoaudiólogos, terapeutas e pedagogos", diz ele, que mora com a família em Recife (PE).

Hoje, o Livox não é destinado apenas a pessoas com paralisia cerebral. Pessoas com doenças ou limitações para se comunicar podem usar ferramenta. "O Livox é o aplicativo de comunicação alternativa mais completo do mundo", afirma o analista de sistemas.

O usuário pode dizer que tipo de comida deseja com a ajuda das imagens do aplicativo (Foto: Divulgação)
O usuário pode dizer que tipo de comida deseja com a ajuda das imagens do aplicativo


O Livox tem um catálogo de 14 mil imagens e cada uma delas pode passar uma mensagem. O usuário está com fome? Basta ir à seção "estou com" do aplicativo. E o que comer? É só clicar no alimento desejado. Depois de comer, ainda dá para se divertir: o Livox inclui opções de músicas e vídeos de artistas como Xuxa e Patati e Patatá.

O aplicativo conta com configurações que permitem uma adaptação da plataforma de acordo com a deficiência do usuário. Por exemplo, se a pessoa tiver deficiência visual, o Livox coloca todas as imagens em tamanho ampliado e em alto contraste; outro mecanismo, batizado como "intelitouch", faz com que usuários com problemas motores e dificuldades no uso das mãos possam mexer em um tablet sem problemas.

Além de conseguir fazer a filha se comunicar com o mundo à sua volta, o Livox mostrou a Pereira que Clara podia fazer muito mais do que se comunicar, apesar da paralisia. "Com o aplicativo, ela pode falar de uma infinidade de coisas e nos mostrou que, sim, ela pode raciocinar e tem capacidade", diz ele.

Ao contrário da maioria dos desenvolvedores, Pereira não colocou o aplicativo para download na internet. Segundo ele, para usar o Livox, é necessária uma orientação bastante complexa. "Se disponibilizasse o Livox e as pessoas não o usassem corretamente, podia ser que elas começassem a falar que o software não funciona". Os interessados em adquirir a plataforma precisam entrar em contato pelo site Agora Eu Consigo - nome da empresa criada após o Livox, especializada na criação de plataformas de inclusão para deficientes.

O desenvolvedor também está em contato com representantes de governos estaduais e municipais, com o objetivo de levar o Livox para pessoas que não podem pagar pelo serviço. Há também a possibilidade de fazer ajudar a Agora Eu Consigo, a partir de doações para a empresa, presenteando pacientes parentes com tablets ou "adotando" um usuário e dando o aplicativo de presente para ele.

LIVOX - Poema

É nisso que acreditamos...

Acreditamos que as pessoas com deficiência podem:
Podem entender.
Podem aprender.
Podem conseguir.
Podem superar limites.
Podem se comunicar.
Podem alcançar as estrelas.
E agarrá-las.

Acreditamos que as pessoas com deficiência merecem:
Merecem uma chance.
Merecem presumirmos que elas têm competência.
Merecem o benefício da dúvida.
Merecem expectativas altas.
Merecem passar o tempo desfrutando amizades.
Merecem cometer erros.
Merecem provocar e ser provocados.
Merecem estar em sua comunidade.
Merecem um dia ruim. E muitos e muitos dias bons.
Merecem uma vida que seja mais do que sim, não e avaliações constantes.
Merecem um professor altamente qualificado.
Merecem ter algo a dizer.
Merecem ser ouvidos.
Merecem ser alfabetizados.
Merecem saúde.
Merecem alegria.

Acreditamos que a diferença pode ser feita:
Através da bondade.
Através da união.
Através de dedicação.
Através de pesquisa e estudos.
Através de uma rededicação constante à qualidade de nosso trabalho.
Através do carinho constante como se a vida deles dependessem disso.
Porque elas realmente dependem.

LIVOX

Você é profissional (Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Pedagogo, Psicólogo, etc) ou parente de uma pessoa com deficiência e gostaria de participar?

Palestra e treinamento do Livox!

O quê? Palestra do Livox, aberta a profissionais, pais, cuidadores e interessados
Onde? APAE de Itabira
Quando? 18 de outubro às 14:00 horas
Inscrição? R$20,00 (vinte reais)
Investimento? R$ 1350,00 em até 18 vezes (licença de uso do software Livox) + o tablet (Samsung, Acer, Asus, Motorola ou Sony - Android, 8GB)
Contato? (31) 3834-0101
                  france.laboriaux@hotmail.com

Livox significa "Liberdade em Voz Alta". O Livox, hoje, é o mais competente e competitivo aplicativo de comunicação alternativa do mercado mundial. Quer você trabalhe em uma escola, em um hospital ou em um consultório, você pode criar Perfis de acordo com diagnósticos que você atende. Autismo, Paralisia Cerebral Espástica, Sequelas de AVC, Esclerose Lateral Amiotrófica, etc. Você pode criar perfis específicos e o Livox vai montar tudo de acordo com o diagnóstico.

A escolha do papagaio como mascote foi porque o papagaio "fala" além de ser um símbolo bem brasileiro.