"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)

quinta-feira, 9 de agosto de 2012


                            Treino para deixar de usar fraldas

Treinar a criança ir ao banheiro à noite pode apresentar alguns desafios únicos aos pais. Vários fatores precisam ser encaminhados ao mesmo tempo em ordem para garantir o sucesso.
O mais importante de tudo é a ingestão de líquido têm que ser controlada cuidadosamente nas horas que antecedem a hora de dormir. Evite permitir que seu filho beba qualquer quantidade maior de líquido após as 18hs. Se ele sentir sede após esta hora permita que ele beba alguns goles de água. Você talvez ache necessário fazer pequenos ajustamentos no cronograma baseado na resposta individual de seu filho. 
Com certeza, esteja certa que ele bebeu a quantidade adequada de líquido antes dessa hora.
Faça um cronograma de horário das vezes que ele poderá ir ao banheiro durante a noite logo que ele deitar-se. Ir ao banheiro a esta hora não é uma opção; é preciso que seja um evento já marcado no cronograma e que toda noite ele o faça na mesma hora. Estes horários têm que ser os mesmos, rotina, para que não ocorram acidentes.
E se essas mudanças não surtirem nenhum efeito e se manter seco durante a noite, então inclua essas próximas estratégias:
Checar periodicamente para determinar quando ele urina na cama durante a noite. Por exemplo, talvez você descubra que ele constantemente está seco até às 11hs, mas em algum momento ele está molhado após esse horário.Comece o treinamento de habituá-lo a urinar no toilet durante a noite. Acorde-o e o leve ao banheiro constantemente às 11h. Faça disto uma rotina. Com a importância sem muita conversa ou confusão.Como o seu objetivo é fazer que seu filho fique seco durante a noite e a usar o toilet quando ele sentir que precisa urinar, é importante que você dê a ele símbolos visuais e outros suportes necessários para chegar a este objetivo com o mínimo incomodo as outras pessoas da família. Mesmo que ele já possa estar utilizando o toilet sozinho durante o dia, comece a utilizar os símbolos visuais para que ele possa utilizar o banheiro. 
Coloque fotos ou desenhos que simbolizem "use o banheiro" nas portas do banheiro e em outros locais no alcance de sua visão. Inicialmente direcione a sua atenção a estas figuras quando ele usar o banheiro de dia ou a noite.
Também dê a ele uma figura correspondente quando você acordá-lo durante a noite para levá-lo ao banheiro. Isto faz com que haja embasamento para um eventual uso de pistas visuais, independente se ele usa o banheiro sozinho ou não.
Quando seu filho tiver habituado a usar o banheiro durante a noite em uma determinada hora, ele talvez desenvolva uma grande conscientização o dos sinais físicos que o levem a acordar e a acessar o banheiro. Tendo a figura prontamente fixada aonde ele irá visualizá-la assim que acordar facilitará o passo final de ir ao banheiro sozinho. Tenha certeza de também ensiná-lo a responder a uma figura que tenha como mensagem "durma". Fixe esta figura onde ele possa ver logo que ele termine de utilizar o banheiro durante a noite para ter a certeza que ele retorne para a cama e durma.
Estas estratégias têm sido usadas com grande sucesso em crianças que tiveram problemas de urinar na cama durante a noite. E também com crianças que ficam perambulando pela casa durante a noite, após acordar com vontade de usar o banheiro.

Algumas dicas para ensinar a criança a usar o banheiro:

(Texto de Susan Boswell . Adaptação de Tania R.F. Schumacher) 

Para ensinar a criança o uso do banheiro devemos sempre tirar fralda, limpar, colocar a roupa , tudo relacionado ao uso o vaso sanitário, sempre no banheiro, não tire a roupa da criança e nem troque suas fraldas no quarto, para que ela compreenda que, para fazer xixi, coco usa-se o banheiro. 
De início observe os horários em que normalmente a criança faz xixi e coco. Anote. Após essa observação leve a criança ao banheiro nesses horários, é importante que se estabeleça uma rotina e que não esqueçam os horários.
Converse sempre com ela explicando que você a está levando o banheiro para fazer xixi e etc..., mesmo que você acredite que ela não está entendo o que você fala.
Alguns problemas que podem aparecer nesse processo e algumas dicas úteis:

Resistência a sentar no vaso sanitário:
§ Deixe sentar no vaso sanitário sem remover a roupa
§ Deixe sentar no vaso sanitário com a tampa fechada
§ Use pinico (se o vaso sanitário for muito alto) e depois jogue o xixi ou coco no vaso sanitário na frente dela.
§ Demonstre como sentar no vaso sanitário: use um boneco para demonstrar, você senta em seguida e depois, a criança senta.
§ Sente junto
§ Ofereça ajuda física se necessário
§ Ajude a compreender por quanto tempo deve permanecer sentado (deixe-a ouvir uma música e, quando ela acabar, poderá sair. Use um relógio despertador por um minuto).
§ Quando ela começar a sentar-se ofereça entretenimento - como livro, brinquedos ou outra coisa que a criança gosta. Você pode fazer uma caixinha com brinquedos q a criança só vai brincar quando estiver sentada no vaso sanitário, assim você garante que ela não vai perder o interesse por aquele determinado brinquedo.

Medo da descarga:
§ Não use a descarga até ter algo para ser removido
§ Use a descarga quando a criança estiver longe do vaso sanitário (como na porta).
§ Marque o lugar que acriança deve estar para você usar a descarga e, gradualmente coloque este lugar cada vez mais perto do vaso sanitário.
§ Avise que vai usar a descarga. Exemplo: “está pronto? 1, 2, 3 e já!” (aperte a descarga).
§ Deixe a criança usar a descarga

Só quer usar a descarga:
§ Cobrir a descarga para a criança não ver
§ Dê algo para segurar

Brincar com água:
§ Ofereça um brinquedo que tenha água para distrair
§ Use uma toalha para cobrir as pernas da criança enquanto usa o vaso sanitário.
§ Cubra o vaso sanitário até usar.

Brincar com o papel higiênico:
§ Tire do lugar se estiver causando muitos problemas (substitua por lenços de papel)
§ Já deixe a mão a quantidade certa que deve usar

Não quer se limpar:
§ Tente materiais diferentes (lenço de papel, lenços umedecidos, toalhinha, esponja).
§ Demonstre este processo usando uma boneca

Não quer fazer xixi em pé (para os meninos):
§ Ofereça um alvo para a criança atingir na água (cereal redondo, por exemplo).
§ Aumente o tamanho do alvo se necessário (use alguns cereais formando um círculo).
§ Use corante para mudar a cor da água e obter a atenção da criança.

Quer manter a fralda:
§ Corte o fundo da fralda aos poucos, e ofereça outra fralda quando sentar no vaso sanitário. (www.institutoinclusaobrasil. com.br)

                        Guia para ensinar a usar o banheiro com estrutura TEACCH

Traduzido do original em inglês (http://www.teacch.com/toilet.html)

Muitas crianças autistas têm dificuldades em aprender a usar o vaso sanitário. O que pode funcionar para uma criança pode não funcionar para outras. Aqui vai um resumo do TEACCH de como ensinar a usar o vaso sanitário.

Um dos elementos do programa TEACCH é o ensino estruturado “Structure Teaching” que são as ferramentas usadas pelo programa para dar o suporte necessário para que o autista aprenda novas habilidades explorando seu lado forte de aprendizagem visual, motricidade e rotina, com isso ganhando mais independência.

Primeiro sempre se deve levar em consideração a perspectiva da criança, de que maneira as características do autismo contribuem para a dificuldade de aprender a usar o vaso sanitário.

a) A dificuldade de compreender e manter uma relação social interfere neste processo. A criança regular, de dois a três anos, quer agradar e fica orgulhosa de estarem crescendo e começando a usar cuequinhas, calcinhas. A criança autista não tem esta motivação.

b) A criança autista tem dificuldade em organizar informações e manter uma seqüência. Por isso seguir a rotina necessária para o processo de usar o vaso sanitário e manter o foco que é necessário neste processo torna-se um desafio.

c) A dificuldade em compreender a linguagem e imitar modelos. Eles podem não compreender o que se espera deles.

d) A dificuldade em aceitar a mudança na rotina. A criança já tem o costume de usar fraldas e está familiarizado com esta rotina, pode não compreender a necessidade desta mudança.

e) Dificuldade em organizar informações sensoriais. Estabelecer a relação entre a sensação que o corpo transmite pedindo para ir ao banheiro e as atividades do dia a dia. Com isso não reconhecem os sinais que o corpo oferece. Para muitos, o banheiro pode ser insuportável, o barulho da descarga, ecos, barulho da água correndo e o vaso sanitário que para eles e uma cadeira com um furo no meio com água dentro. No processo de remover a roupa, a temperatura pode afetá-los e a sensação do pano da roupa pelo corpo pode fazer com que a criança não se sinta bem.

Começando:

1) No processo de ensinar a usar o vaso sanitário deve-se definir um objetivo realista compreendendo que será um processo lento. Observe a criança para escolher a melhor maneira de começar. De início estabeleça uma rotina incluindo o horário de ir ao vaso sanitário e colete informações sobre a performance da criança. Leve-a ao banheiro a cada meia hora para tentar usar o vaso sanitário. Depois de duas semanas compare os dados das informações coletadas.

* A criança se mantém seca por um bom período?
* Pode-se notar alguma regularidade quando ela esta molhada ou com fezes?
* Ela faz uma pausa nas atividades quando está molhada ou com fezes?

Para as crianças que todas as respostas foram “Não”, isso significa que elas ainda não estão preparadas para realizar esta meta. Mas recomenda-se que inclua em sua rotina algumas idas ao vaso sanitário para se familiarizar.

Outras informações importantes que se deve coletar:
* A criança está compreendendo esta rotina?
* Como é sua habilidade para vestir-se?
* A criança demonstra medo ou interesse relacionado ao processo de ir ao banheiro
(reação à descarga, água, papel higiênico e outros)?
* Qual o seu nível de atenção neste processo?
* Como entra ao banheiro (não entra/entra rápido)?
* Ao tirar a roupa (aceita ajuda, como tirar até o joelho, coxa)?
* Senta-se no vaso sanitário?
* Pega o papel higiênico?
* Usa o papel higiênico?
* Levanta a tampa do vaso sanitário?
* Veste sua roupa?
* Dá descarga?

No final deste processo terá informações suficientes para estabelecer um objetivo apropriado para introduzir o treinamento de usar o vaso sanitário.

2) Estrutura física:
Ao começar o processo de ensinar o uso do banheiro queremos que a criança compreenda que este comportamento (fazer xixi, cocô) deve ser feito no vaso sanitário. Com isso inclua o processo de tirar fralda, limpar, colocar a roupa (relacionada com o processo de usar o vaso sanitário) sempre no banheiro (não tire a roupa da criança e nem troque suas fraldas no quarto) para estabelecer a compreensão para que, para isso, usa-se o banheiro. Crie um ambiente seguro para ela sem muita estimulação. A criança ficará mais calma e responderá melhor.

Pense também nas necessidades físicas (para as crianças que têm dificuldades de locomoção): se necessitam de uma barra de ferro que as ajudem a apoiar seu peso para usar o vaso sanitário. O barulho da descarga, eco do banheiro pode incomodar alguns. Muitas crianças respondem bem a músicas suaves e outros sons que tirem ou diminuam os ruídos naturais do sanitário.

3) Estabelecer suporte visual:
Depois de estabelecer um objetivo apropriado para introduzir o vaso sanitário é importante implementar o suporte visual que demonstre as seqüências de cada ação deste processo. Deve usar um objeto ou foto (PECS) que represente a transição de ir ao banheiro e iniciar uma rotina. Depois de estabelecer esta rotina é importante que suporte estas ações visualmente com objetos, fotos (PECS), escrever as seqüências cada passo (se a criança lê). Descrever as seqüências das ações é importante para que a criança reconheça e faça a conexão dos passos que ele deve fazer. Inclua na seqüência o que ela vai fazer depois de ir ao banheiro (como brincar, assistir TV).

4) Problemas específicos:
Resolva os problemas durante o percurso sempre levando em consideração a perspectiva da criança e como se pode ajudar a solucioná-los usando estrutura visual.

Aqui vão algumas idéias de problemas que pais encontram ao começar este treinamento:
a) Resistência a sentar no vaso sanitário:
* Deixe sentar no vaso sanitário sem remover a roupa
* Deixe sentar no vaso sanitário com a tampa fechada
* Use pinico (se o vaso sanitário for muito alto)
* Demonstre como sentar no vaso sanitário: use um boneco para demonstrar, você senta em seguida e depois, a criança senta.
* Sente junto
* Ofereça ajuda física se necessário
* Ajude a compreender por quanto tempo deve permanecer sentado (deixe-a ouvir uma música e, quando ela acabar, poderá sair. Use um relógio despertador por um minuto).
* Quando ela começar a sentar-se ofereça entretenimento - como livro ou outra coisa.

b) Medo da descarga:
* Não use a descarga até ter algo para ser removido
* Use a descarga quando a criança estiver longe do vaso sanitário (como na porta).
* Marque o lugar que acriança deve estar para você usar a descarga e, gradualmente coloque este lugar cada vez mais perto do vaso sanitário.
* Avise que vai usar a descarga. Exemplo: “está pronto? 1, 2, 3 e já!” (aperte a descarga).
* Deixe a criança usar a descarga

c) Só quer usar a descarga:
* Cobrir a descarga para a criança não ver
* Dê algo para segurar
* Use seqüências visuais para mostrar quando se usa a descarga

d) Brincar com água:
* Ofereça um brinquedo que tenha água para distrair
* Use um papelão ou uma toalha para cobrir as pernas da criança enquanto usa o vaso sanitário.
* Cubra o vaso sanitário até usar.
* Coloque uma pista visual aonde a criança deve sentar-se.

e) Brincar com o papel higiênico:
* Tire do lugar se estiver causando muitos problemas (substitua por lenços de papel)
* Já deixe a mão a quantidade certa que deve usar
* Apresente pistas visuais para quando deve tirar o papel higiênico (use clipes para mostrar até a onde deve tirar ou marque com caneta)

f) Não quer se limpar:
* Tente materiais diferentes (lenço de papel, lenços umedecidos, toalhinha, esponja).
* Considere a temperatura do material.
* Demonstre este processo usando uma boneca

g) Não quer fazer xixi em pé (para os meninos):
* Ofereça um alvo para a criança atingir na água (cereal redondo, por exemplo).
* Aumente o tamanho do alvo se necessário (use alguns cereais formando um círculo).
* Use corante para mudar a cor da água e obter a atenção da criança.

h) Quer manter a fralda:
* Corte o fundo da fralda aos poucos, e ofereça outra fralda quando sentar no vaso sanitário.
* Use boneca para demonstrar o procedimento
* Aumente a quantidade de fluidos (água, suco) e fibra na dieta.

5) Comunicação:
É importante estabelecer uma maneira da criança se comunicar e conseguir independência. É necessário que ela consiga comunicar suas necessidades de ir ao banheiro. Por exemplo, se a criança quando quer ir ao banheiro anda de um lado para o outro indicando para as pessoas que a conhecem que necessita ir ao vaso sanitário, use esta oportunidade para ensiná-la a usar a comunicação sistemática como objetos, fotos (PECS), linguagens de sinais, palavras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário