"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Como estimular a atenção e comunicação em crianças do espectro autístico


ESTRATÉGIAS PARA FACILITAR O COMPARTILHAR DA ATENÇÃO

  •  Partir de objetos e situações que a criança já mostra interesse para iniciar interação social.
  •  Utilizar estímulos visuais nas atividades pedagógicas e no dia-a-dia (organizar o horário,  mostrar aonde ela vai e o que vai acontecer
  •  Estruturar o ambiente de forma que a criança preveja o que se espera dela em cada situação.
  •  Aproveitar situações e horas naturalmente agradáveis para a criança (banho, comida) para ensinar e trabalhar conceitos.
  •  Diminuir o tempo que a criança fica sozinha e sem atividade.



DICAS SOBRE COMO EXERCITAR A LEITURA SOCIAL

  •  Nomear as emoções na hora que elas acontecem, em situação natural Iniciar com emoções simples como alegria, tristeza, medo e após passar para emoções complexas e mais internalizadas como vergonha e orgulho.
  •  Criar pequenas estórias onde a leitura social é diferente para as diferentes óticas. 
  •  Estimular  empatia (simpatia pelo sentimento dos outros).
  •  Ensinar qual a resposta emocional apropriada para cada situação.



 DICAS DE COMO ESTIMULAR A COMUNICAÇÃO

  •  Responder a qualquer iniciativa de comunicação
  •  Apresentar objetos do interesse da criança
  •  Dar um intervalo de tempo entre mostrar e nomear um objeto. Quando fizer uma pergunta, faça perguntas abertas (que não caibam resposta com uma palavra). Tenha paciência para esperar a resposta.
  •  Utilizar recursos gestuais ou visuais para melhorar a comunicação.
  •  Utilizar situações naturais e reais para estimular a comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário