"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Lançamento do Plano: Viver sem Limite




LANÇADO PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA O PLANO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – VIVER SEM LIMITE E ASSINADO O DECRETO QUE REGULAMENTA A ESCOLA ESPECIAL E O AEE

A Presidenta da República Dilma Rousseff lançou emocionada o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. 
O Plano Viver sem Limte, segunda a Presidenta Dilma Rousseff, envolve ações de 15 órgãos federais e funciona sobre a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 
Na solenidade também foi assinado decreto presidencial que regulamenta a escola especial e o atendimento educacional Especializado – AEE. A expectativa é que o decreto venha a garantir a existência das escolas especiais bem como seu financiamento, mas estamos aguardando a publicação do texto final no Diário Oficial da União para uma análise criteriosa. A interlocução da Casa Civl com as Entidades voltadas para o atendimento às pessoas com deficiência foi feita pelo Deputado Eduardo Barbosa que também é Presidente da Federação Nacional das Apaes.
Em discurso a Ministra Maria do Rosário da Secretaria de Direitos Humanos agradeceu ao Deputado Eduardo Barbosa por sua atuação histórica na luta pelos direitos das pessoas com deficiência em todo o Brasil.
O plano prevê quatro Eixos estruturantes onde o Governo informa que vai investir até 2014 a quantia de 7,5 bilhões de reais.

Eixos:
• Acesso à Educação
  • Foi informado que as pessoas com deficiência vão contar com transporte escolar, adequações arquitetônicas dos espaços educacionais, modernização das salas recurso multifuncionais e a criação de outras, abertura de novas vagas para formação profissional e tecnológica. 
  • Um destaque deste Eixo é a ampliação do BPC na Escola.
• Atenção à Saúde
  • Estão previstas a ampliação a prevenção às deficiências, criação de um sistema nacional para o monitoramento e a busca ativa da triagem neonatal, com maior número de exames no Teste do Pezinho.
  • Reforço das ações de habilitação e reabilitação, atendimento odontológico, ampliação das redes de produção, manutenção e acesso à órtese e prótese, reforço de ações clínicas e terapêuticas, com a elaboração e publicação de protocolos e diretrizes clínicas de várias patologias associadas à deficiência.
 Inclusão Social 
  • Implementação dos Centros Dia de Referência que terão como finalidade oferecer apoio para as pessoas com deficiência em situação de risco como: Extrema pobreza, abandono e isolamento social.
  • Os serviços dos Centros Dia de Referência deverão promover o convívio social, porque serão oferecidos durante o dia sendo ofertados cuidados a partir de ações integradas das áreas de assistência Social e saúde.
  • Para estimular o acesso ao mercado de trabalho, a pessoa com deficiência que voltar a ficar desempregada receberá novamente o BPC. No contrato de aprendizagem o benefício será acumulado.
• Acessibilidade
  • O Programa Minha Casa, Minha Vida 2 garantirá 100% das unidades para familiares de baixa renda projetadas com possibilidade de adaptação. 
  • Serão disponibilizados kits de adaptação para pessoas com deficiência, de acordo com suas especificidades. 
  • Requisitos de acessibilidade serão observados nas obras de mobilidade urbana do PAC e da Copa 2014.
  • Criação de centros tecnológicos de nível técnico de treinamento de instrutores de cães-guia. 
  • Acesso facilitado ao crédito para a compra de equipamentos voltados às pessoas com deficiência.
  • Criação de um Centro Nacional de Referência e núcleos regionais para o desenvolvimento de tecnologia assistiva nacional.



Ministra Maria do Rosário e Deputado Eduardo Barbosa.
Foto: Gabriela - Gabinete Dep. Eduardo Barbosa.


Antes de encerrar a solenidade de lançamento do programa Viver sem Limite a
Presidenta Dilma Rousseff fez menção a atuação histórica das Apaes no Brasil
no atendimento e luta pelos direitos das pessoas com deficiência e que todo o
trabalho a ser desenvolvido para este seguimento da sociedade deverá respeitar
a atuação destas entidades civis e sua história.


Senador Lindbergh Farias com sua filha após o encerramento da solenidade.

Aracy Ledô–RS e José Turozi–PR eleitos respectivamente Presidente e
Vice-presidente da Federação Nacional das Apaes para o triênio 2012-2014,
participando da Solenidade em Brasília.

 
Moisés Bauer - Presidente do CONADE

 
Adinilson Marins dos Santos – Conselheiro do CONADE e Coordenador
do Programa de Autodefensoria e Autogestão da Fenapaes, deixando o
Palácio do Planalto após a Solenidade.

Mais noticias, conferir em:  http://www.youtube.com/watch?v=XQtrZC0kYCU 

Nenhum comentário:

Postar um comentário