"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

AUTISMO

AUTISMO

Uma síndrome comportamental com etiologias múltiplas em consequência de um distúrbio do desenvolvimento. Caracteriza-se por déficit na interação social visualizado pela inabilidade em relacionar-se com o outro, usualmente combinado com déficits de linguagem e alterações de comportamento

Um individuo com autismo:

· Prende-se mais aos detalhes do que na essência, do que é relevante

· Tem dificuldade em entender a palavra dentro de um contexto

· Aprende por memorização

· Tem dificuldade para generalizar

· Tem mais facilidade no contato com objetos do que com pessoas

· Concentra-se mais em experiências sensoriais concretas do que abstratas

· Não consegue fingir, supor, imaginar, simbolizar, ironizar, inventar (raciocínio literal)

· Tem facilidade com imagens e uso da memória visual

· Tem facilidade em seguir seqüências

· Tem dificuldade na percepção temporal

· Tem dificuldade para imitar

· Tem dificuldade com PLANEJAMENTO que requer imaginação

As intervenções, sejam elas educacionais ou clínicas, devem ser planejadas de acordo com o perfil de cada aluno.

Sabe-se, contudo, que o indivíduo com autismo pode se beneficiar dos seguintes recursos:

· Ensino estruturado com a minimização de estímulos excessivos

· Planejamento individualizado

· Número reduzido de alunos por classe

· Organização das propostas através de rotinas

· Equipe multidisciplinar (psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, nutricionista, educador físico, neurologista)

A APAE de Itabira possui 04 salas com 27 alunos com Espectro do Autismo (um grupo de doenças que se estende desde as formas infantis até as encontradas em adultos, cujo acometimento varia de leve a severo), e trabalhamos com uma equipe multidisciplinar, coordenada pela psicóloga da APAE, France Jane Elias Leandro.

Usamos o Método TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a comunicação), onde são utilizados estímulos visuais (fotos, figuras, cartões), estímulos corporais (apontar, gestos, movimentos corporais) e estímulos audiocinestesicovisuais (som, palavra, movimentos associados às fotos) para buscar a linguagem oral ou uma comunicação alternativa.

Preocupada com a maior epidemia do planeta atualmente, o autismo, considerado pelas autoridades nos Estados Unidos e na Europa (1 criança com autismo a cada
110 nascidos em média), criei este blog.

Cada um de nós pode assumir esta responsabilidade e nos unirmos aos autistas e suas famílias para uma maior sensibilização e compreensão . Precisamos alertar as autoridades e governantes para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo,
além de subsidiar pesquisas na área.

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