"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

PROJETO FADA DO DENTE

Trabalhamos com células-tronco de polpa de dente de crianças autistas, através dessas células estudamos os mecanismos envolvidos nesta doença.

As doações acontecem da seguinte maneira: quando a criança esta com um dente mole, os pais entram em contato com o nosso grupo e nós os orientamos sobre o armazenamento. Quando o dente cai, os pais devem enviar para nós em até 48 horas para realizarmos o processo de isolamento das células-tronco.
Dentes que já caíram, infelizmente não servem pois as células-tronco morrem logo após a queda do dente. Para realizar a doação do dentinho do seu filho(a) o dente deve ter caído na hora, estar em ótimas condições (NÃO PODE ter carie), deve estar branquinho, limpo e com bastante polpa (que é aquela carninha dentro do furinho do dente). Se o dente não estiver em ótimas condições infelizmente não servirá para a pesquisa, pois as células que extraímos são muito sensíveis e morrem com facilidade.
Para iniciar, enviamos uma ficha de anamnese (ficha clínica) do (a) seu (sua) filho (a), para selecionarmos conforme o tipo de autismo, pois estamos recebendo muitos dentinhos. Esta ficha está anexa.
Infelizmente, no momento nós não estamos conseguindo enviar os kits da fada, mas o dente pode ser colocado em um potinho plástico (como aquele de exame de urina que vende na farmácia) contendo água mineral ou filtrada. Feche-o bem e coloque dentro de um isopor pequeno com gelo (o gelo pode ser reciclável, caso tenha, ou pode ser gelo normal, mas coloque dentre de vários sacos plásticos....).
Em seguida, envie para nós por Sedex mas dê preferencia para o Sedex 10 porque chega mais rápido e assim aumentam as chances de sucesso na obtenção das células do seu filhote.
Segue os dados para envio:
A/C Projeto a fada do dente
Av Prof Dr Orlando Marques Paiva, 87
Cidade Universitária
São Paulo/SP
Laboratório de células tronco - FMVZ/USP
departamento de cirurgia
CEP: 05508-270
Atenção: Os dentes doados são utilizados somente para a pesquisa, nós não somos um banco de células-tronco e não oferecemos nenhum tipo de tratamento com células-tronco nos pacientes, nós utilizamos essas células para realizar estudos no laboratório.
Pedimos para que o pais sempre entrem em contato conosco no caso de dúvidas. E assim que tivermos algum resultado, divulgaremos em jornais e revistas para que todos tenham acesso aos resultados da pesquisa, mas sempre sem identificar nenhum dos doadores ou seus familiares. Apenas os resultados científicos são divulgados.
Caso tenha alguma dúvida sobre o projeto, você também pode acessar o site: www.projetoafadadodente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário