"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)

sábado, 1 de junho de 2013

Como devo começar a falar com o meu filho autista 12 anos (de alto funcionamento) sobre a puberdade?

Falar sobre sexualidade com uma criança AAF precisa ser direto. indivíduos autistas não pegam pistas sociais, portanto, ao falar sobre a sexualidade é importante o uso de termos concretos. Use termos reais para descrever o que você está falando.

Esperar que o seu filho vai ser um ser sexual, e entender que, com um diagnóstico de autismo muitas vezes vem uma incapacidade de controlar os comportamentos de impulso. É importante ser proativo ao preparar você e seu filho para a puberdade.

Ensine-lhe que não há problema em ser um ser sexual, mas este é também um momento privado. Ensine-o sobre o toque bem contra o mau contato, para que ele não seja vulnerável. Deixe-o saber que você está confortável (e trabalho para isso, se você não estiver) com este tipo de conversa para que ele possa sentir confortável também.

Às vezes é difícil aceitar essa realidade (ou seja, que eles são seres sexuais) em nossos filhos, especialmente quando eles têm um desafio de desenvolvimento. entanto, eles precisam entender seu direito de expressar a sua sexualidade de forma adequada, mas eles também precisam compreender a importância da privacidade. Eles precisam entender que a sexualidade, enquanto um comportamento social, é constrangido por regras sociais, e t hey precisa de habilidades para capacitá-los a se comportar de forma aceitável na sociedade aberta.
http://www.myaspergerschild.com/

2 comentários:

  1. Adorei, tenho várias dúvidas também, sou mãe de uma menina de 16 anos DI, sei bem como é isso.

    ResponderExcluir
  2. Sim, quando bem encaminhada, a sexualidade melhora o desenvolvimento afetivo, facilitando a capacidade de se relacionar, melhorando a auto-estima e a adequação à sociedade. A discussão do tema sexualidade em nossa cultura vem acompanhada de preconceito e discriminação. Quando o tema passa a ser sexualidade no deficiente intelectual, o preconceito e a discriminação são intensificados e geram polêmica quanto às diferentes formas de abordá-lo, tanto com os próprios adolescentes, quanto com suas famílias e na escola. É importante lembrar que a sexualidade é uma função natural, existente em todos os indivíduos.

    ResponderExcluir