"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ONU RECONHECE AUTISMO COMO DEFICIÊNCIA PROTEGIDA PELA CONVENÇÃO


O Autismo é uma deficiência complexa, que se manifesta de variadas formas e pode causar bastante desconforto para os que tem e para os que cuidam deles. 
Também é pouco compreendido. Mas, como nós aprendemos mais, torna-se claro que todas as crianças e adultos com autismo podem levar uma vida plena e significativa na sociedade.
Para isso, eles só precisam de maior compreensão e apoio. 
Pessoas com deficiência tem uma dupla carga. Eles enfrentam os desafios diários de sua condição e também as atitudes negativas da sociedade, como apoio insuficiente e a discriminação.
A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que entrou em vigor em maio de 2008*, é uma ferramenta poderosa para corrigir essas injustiças.
No dia Mundial de Consciência sobre o Autismo, conclamo todos os Governos para reafirmar seu compromisso para tornar os Direitos Humanos Universais e uma realidade para todos os que vivem com Autismo. Vamos pesquisar e trabalhar juntos por uma sociedade justa e inclusiva para todos.
(Secretário Geral Ban Ki-moon)  Mensagem para o dia Mundial de Consciência sobre o Autismo, 2 de abril de 2010)

No Brasil, tramitando na Câmara o Projeto de Lei 1631/11, do Senado, que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e equipara os autistas às pessoas com deficiência. E foi aprovado por unanimidade o relatório final do projeto, agora em julho, na Comissão de Seguridade Social e Família, da câmara dos deputados.  Atualmente as pessoas com o distúrbio não são reconhecidas como deficientes, o que limita o acesso a serviços públicos de saúde. Com a proposta, autistas e seus familiares terão direito à atenção integral à saúde. 
Enquanto isso, alguns municípios do estado de Minas Gerais e de outros estados, saem a frente e reconhecem o autismo como pessoa com deficiência. Em Belo Horizonte, o Diário Oficial do Município (DOM) publicou no dia 13 de março de 2012 a Lei nº 10.418/2012, que reconhece a pessoa com autismo como pessoa com deficiência, para fim de plena fruição dos direitos previstos pela legislação de Belo Horizonte. 
E hoje, recebemos a visita de Mauricio Moreira (de Belo Horizonte), pai de 2 crianças com autismo e ativista das políticas públicas para as pessoas com autismo, que veio ao nosso convite, nos orientar para que sejamos mais um município a apresentar o projeto de lei que garante o acesso dos autistas aos programas do município: direito a gratuidade no transporte público, ensino especializado, atendimento específico na área da saúde, entre outros benefícios. A você, Mauricio, nosso muito obrigada pela sua disponibilidade e atenção.


Vereadora Martha Mousinho, Mauricio e France



Mauricio e Drumond

Mauricio e nosso" garoto propaganda" Drumond

Na sala de autismo da APAE

Outra sala de autismo da APAE

Sala de aula de adultos

Diretora Mª da Glória, Mauricio, presidente Emídia Tércia e France
na APAE




Nenhum comentário:

Postar um comentário