"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CCJ aprova renda mínima para autistas e deficientes

19/05/2011 12:11
CCJ aprova renda mínima para autistas e deficientes
J. Batista

Jutahy Junior apresentou parecer favorável à proposta.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira (19) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 528/10, do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que dispensa pessoas com deficiência intelectual, com autismo ou com deficiência múltipla da comprovação de renda familiar mínima para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas). O BPC-Loas é pago mensalmente e corresponde ao valor de um salário mínimo.

O relator da PEC, deputado Jutahy Junior (PSDB-BA), apresentou parecer pela constitucionalidade e juridicidade da matéria. Ele destacou que a proposta tem altíssima relevância social por garantir que todas as pessoas com deficiência e autistas tenham acesso a uma renda mínima, nos moldes do que ocorre hoje com o BPC-Loas.

Pelas regras atuais, para ter direito ao BPC, os portadores de deficiência precisam comprovar renda mensal familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo. A exigência é a mesma para idosos. Pela Lei 8.742/93, que estabelece os critérios para concessão do benefício, o interessado também deve comprovar incapacidade para o trabalho.

Tramitação
A proposta seguirá para uma comissão especial, a ser criada especificamente para analisá-la, e depois será votada pelo Plenário.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu Blog.
    Suas postagens são bem fundamentadas e interessantes.
    Abraços
    Raniery
    http://mentesatentas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Raniery! É um prazer ter você aqui.
    Também gostei do seu blog. As informações precisas ajudam e muito aqueles que estão passando pelo assedio moral. Eu já fui vítima e sei a destruição que este assedio causa numa pessoa. Parabéns pela iniciativa de divulgação neste site.

    ResponderExcluir