"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra". (Reuven Feuerstein)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

As 4 palavras difíceis de ouvir

Por Tehran Times
Há quatro palavras que vão mudar sua vida para sempre ", o seu filho tem autismo." Ninguém é totalmente preparado para ouvir aquelas quatro palavras ou o que essas quatro palavras realmente significam. Ter uma criança com autismo significa que, dependendo da gravidade ela precisará de cuidados ao longo da vida, dia após dia. A causa do autismo ainda não pode ser apontado , não há cura, e nas investigações  não está progredindo rápido o suficiente para confortar  pais desesperados.
Educar uma criança é difícil, mas criar um filho com  autismo é algo  que você nunca sonharia de fazer, a fim de ajudá-los a se tornar adultos auto suficiente... 
 A viagem é longa e desgastante com essas crianças, mas vale a pena no final. Existem algumas dicas que vão fazer do seu filho autista parecer menos uma luta contra o mundo e como você está simplesmente curtindo o momento que você tem com seu filho.
Aceitar o diagnóstico e educar-se
O primeiro passo ao ter uma criança autista é aceitar o diagnóstico.... Quanto mais você se educa sobre o diagnóstico específico da criança e do autismo, em geral, mais ajuda você poderá ser para seu filho. Converse com seu médico, especialistas, fisioterapeutas e nutricionistas, a fim de assegurar que você está utilizando todos os recursos disponíveis para você.
Comportamentos
As crianças autistas são muito inteligentes, eles só tendem a aprender de forma diferente do que outra criança na medida em que muitas vezes são mais visuais. As normas sociais que todo mundo é governado, são estranhos para elas, tornando-os mais propensos à manipulação inadequada.... Tanto que pode durar horas mesmo depois de ter saído da sala e  em birras torna mais provável que repita a fim de obter o que é desejado. Estas crianças podem alinhar as coisas, coordenar cores ou tem que ter tudo tão antes que eles possam fazer alguma coisa.
Atrasos no desenvolvimento
Criança autista pode mostrar atrasos no desenvolvimento, tais como a incapacidade de falar ou simplesmente ter ecolalias(eco) das palavras ou poderiam ter dificuldade com a tarefa do dia a dia, como alimentação e vestir-se. A gravidade do transtorno do espectro do autismo afetam a forma como eles têm muito mais dificuldade nestas áreas e de socialização. Pode parecer como se as crianças autistas são, em seu próprio mundo onde aqueles à sua volta não existem (não entendem as normas sociais).

A intervenção precoce
As crianças diagnosticadas antes de três anos de idade pode obter serviços de intervenção precoce, onde estão disponíveis. Alguns desses serviços podem ser prestados em casa e valem bem a pena procurar.
Tratamentos
Busca por fala, ocupacionais e terapias de Análise Comportamental Aplicada, em sua área. A fala pode ajudar no desenvolvimento da linguagem, da comunicação e até mesmo habilidades sociais, enquanto a terapia ocupacional pode ajudar com tarefas diárias como vestir-se e eventualmente tarefas domésticas. Análise Comportamental Aplicada é uma ciência terapêutica dirigida que auxilia as crianças na aprendizagem de comportamentos adequados, eliminando comportamentos negativos com um sistema de recompensas e outro reforço para o comportamento positivo, ignorando ou redirecionando comportamentos negativos.
Acampamentos e programas escolares Procure acampamentos e programas escolares adaptados às necessidades individuais do seu filho. A reunião IEP é o mais importante que você pode participar.Certifique-se que você está combinando cada programa e objetivo IEP às forças de seu filho e que todas as metas que você definiu são estabelecidos por períodos de tempo razoável. Metas devem ter resultados visíveis.
Rações e suplementos
As crianças autistas podem, por vezes, beneficiar de dietas especiais e suplementos nutricionais.Converse com seu médico, uma nutricionista especialista em  autismo  para projetar um programa que se adapte às suas crianças o melhor possível. Os suplementos são usados para ajudar as células a fazer o que deve ser feito  e temos visto alguns resultados surpreendentes com eles. Existem testes para encontrar sensibilidades do alimento que pode causar problemas intestinais no seu filho e exame de sangue para encontrar deficiências de vitaminas e minerais.

Recompensar o comportamento positivo
Quando o seu filho autista faz algo positivo você deve recompensá-lo. As recompensas podem ser pequenas, uma vez que vai gradualmente ganhar  com mais freqüência. Por exemplo, um acesso de raiva no chão é ignorado, mas quando se sentar à mesa recebe um elogio do "bom trabalho." Uma criança que você está colocando uma demanda  pode ter "então" a técnica aplicada. Em primeiro lugar, sentar-se e em seguida um copo de geléia. Sentar é a tarefa apresentada e o copo de geléia é a recompensa.
Peça ajuda
Mesmo super-heróis não fazem seu trabalho sozinho e você não quer. Pergunte a família e amigos se querem ajudar, participando de um grupo de apoio para conhecer outras pessoas com crianças autistas.Quando se trata de uma criança autista... todos os pequenos passos para a frente pode ser acompanhado de alguns passos de gigante para trás. Por mais difícil que é fazer com que o seu filho na pista pela primeira vez, é ainda mais difícil de obtê-los na pista uma segunda vez.
O desenvolvimento de uma criança autista é exigente, caro e também uma das experiências mais gratificantes que você nunca vai ter.
Fonte: http://www.tehrantimes.com/index_View.asp?code=225964
(retirei algumas frases que ficou difícil traduzir, mas você tem o texto na íntegra, no link acima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário