O
VB-MAPP contém cinco componentes, sendo o primeiro deles a Avaliação dos Marcos
do Desenvolvimento. Este componente fornece um número representativo de habilidades
verbais, motoras e sociais de crianças típicas. A avaliação contém
170 marcos mensuráveis de aprendizagem e linguagem, que são divididos em três níveis, sendo as
habilidades do primeiro nível correspondentes a crianças típicas de 0 a 18
meses, as do segundo de 18 a 30 meses e as do terceiro a crianças de 30 a 48
meses.
O
primeiro nível, constituído por nove domínios, inclui a avaliação dos
repertórios iniciais dos operantes verbais mando e tato, de ouvinte,
habilidades sociais, pareamento ao modelo, brincar independente, imitação e
comportamento vocal espontâneo. O nível 2 de avaliação, composto por doze
domínios, inclui habilidades mais avançadas dos mesmos domínios no nível 1 (mando,
tato etc.), com exceção de comportamento vocal espontâneo, e a introdução dos
domínios: resposta de ouvinte por classe, função e característica (FCC), operante
verbal intraverbal, rotinas de sala de aula, habilidades de grupo e estrutura
linguística. Nos níveis 1 e 2 está presente também o sub teste do operante
verbal ecóico, criado por Barbara Eisch com o objetivo de avaliar a habilidade
da criança de repetir com correspondência ponto a ponto a um modelo vocal. O
nível 3, formado por 13 domínios, continua a avaliação de habilidades mais
refinadas dos domínios presentes no nível 2 (com exceção de imitação), introduz
três novos domínios (leitura, escrita e matemática).
Quer saber mais e como aplicar o VB-MAPP?
Nenhum comentário:
Postar um comentário