Por Amanda Bueno
Aumentar o foco e diminuir os estímulos não funcionais são
os maiores desafios que um acompanhante terapêutico enfrenta ao trabalhar com
uma criança autista.
Conhecer a criança é essencial para qualquer tipo de
intervenção terapêutica. Entender o motivo pelo qual a criança está na escola é
fator básico para o planejamento da ação.
Acompanhar não é “ir junto pra escola”!
Este texto tem a intenção de fornecer dicas de como
acompanhar terapeuticamente na escola, uma criança dentro do espectro do
autismo.
-Conheça o material pedagógico da criança
Leia os livros e conheça o que ele aprenderá. É necessário
conhecer a matéria para traçar estratégias de facilitação da aprendizagem.
- Estabeleça uma rotina
Além de a criança seguir a rotina da escola, se faz
necessário criar uma rotina própria. Descrita através de figuras, cartões ou
texto. Esta rotina deve ser feita em frente à criança.
Todos os dias!
- Tenha uma relação próxima com os professores da criança
Ter conhecimento sobre o que é o Autismo é imprescindível,
mas esta não é a única característica que deve ser trabalhada. O professor
precisa conhecer as características da criança. Isso fará com que o professor
sempre pense na criança ao preparar seu plano de aula. Então reflita: O
professor realmente conhece a criança com que você trabalha?
- Agressão:
Devemos tentar sempre antecipar as atitudes da criança.
Puxões de cabelo deve ser impedidos. Uma vez que aconteçam alteram a rotina e
demora algum tempo para que esta seja estabelecida novamente. É sempre
necessário descobrir o motivo pelo qual a agressão se estabelece e tentar abrir
outros canais de comunicação.
-Rotina escolar
Muitas vezes é difícil acompanhar toda a rotina escolar. Daí
a importância de todas as dicas.
Se o professor entender e conhecer como e com qual
velocidade a criança processa informação, a aula sempre terá direcionamento.
A rotina sendo estabelecida trará mais segurança.
Tudo isso diminuirá as agressões e aumentará o rendimento e
a integração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário